Mesa Clínica Premiada

Mesa clínica premiada de Biópsia

Mesa clínica premiada de Biópsia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Odontologia, há muitos recursos complementares que elucidam o diagnóstico de lesões bucais, dentre eles podemos citar a BIÓPSIA. Método que se utiliza de manobras cirúrgicas para sua execução, porém que pode ser realizado em consultório odontológico seguindo apenas conhecimento anatômico e histológico dos tecidos bucais. Indicada sempre que outros métodos não sejam definitivos para o diagnóstico. Há dois tipos de biópsia que poderão ser indicados dependendo do tamanho da lesão.

Incisional: parte da lesão é removida para estudo. Indicada em lesões extensas, de difícil acesso, onde é necessário o diagnóstico e planejamento do ato cirúrgico ou em doenças cujo tratamento não é apenas cirúrgico.

Excisional: toda a lesão é removida, por serem lesões de pequena dimensão. Mais recentemente, a definimos APENAS como biópsia, independente de ser remoção parcial ou total, pois a importância de sua indicação está direcionada para o diagnóstico correto da patologia e não na forma ou técnica de sua execução.

A mesa clínica aqui mostrada tem o objetivo ilustrar, através de um manequim, a remoção de um fragmento de tecido bucal, seguindo princípios de cirurgia como orientação, mas tendo o diagnóstico como principal finalidade. A demonstração foi feita esquematicamente em lesão em dorso de língua com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro conforme imagem que será anexada ao lado da mesa demonstrativa.
 

MESA CLÍNICA PREMIADA EM CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA Orientadora: Profª. Dulce Helena Cabelho Passarelli Autoras: Silva, M S; Andrade, S L L; Rigo, M; Rodrigues, M M H; Santos, Pereira, PNR;  

 

 

BIÓPSIA-Mesa clínica Premiada

BIÓPSIA-Mesa clínica Premiada