São lesões em mucosa bucal ulceradas, doloridas e múltiplas. Podem variar de tamanho, extensão e profundidade. Apresentam características inflamatórias, porém diferem de acordo com o quadro clínico de cada paciente, sendo o exame clínico critério inicial de seu diagnóstico.
O tratamento é baseado em corticoterapia local e sistêmica que serão variáveis caso a caso, tendo em vista o potencial de envolvimento em outras regiões do organismo podendo levar o paciente ao óbito em casos graves.
A laserterpia de baixa intensidade atualmente é um dos grandes diferenciais no tratamento por apresentar respostas imediatas de alívio em relação ao processo doloroso que estas lesões apresentam.
As imagens mostram casos clínicos distintos por uso contínuo de medicações sistêmicas e de uso prolongado. Não há um tipo específico nem único de medicamento envolvido, por este motivo a colheita de sintomas pelo especialista é fator decisivo para o diagnóstico e tratamento desta doença extremamente dolorida que compromete a saúde do paciente.