As células da mucosa bucal por sua capacidade de renovação constante podem ser removidas através de raspagem para posterior estudo microscópico.Este estudo é denominado citodiagnóstico ou citologia esfoliativa. Consiste em um exame simples ,de rápida execução,indolor e não tem contra-indicações.Tem como principal finalidade a detecção de células malignas,porém pode também ser indicado em alterações de mucosa relacionadas à doenças infecciosas e auto-imunes.
A indicação do citodiagnóstico em lesões com suspeita de malignidade é baseada na técnica de PAPANICOLAOU , também conhecida como citologia esfoliativa oncótica onde o grau de classificação celular está entre normal, suspeito ou confirmado para câncer. Por ser um estudo restrito ao aspecto e tipo celular, novos exames complementares serão indicados para concluir o diagnóstico e instituir o tratamento específico para a doença . A partir da suspeita de malignidade celular, a biópsia é obrigatória. Em casos de doenças que não estejam relacionadas à câncer , porém com células que evidenciem alterações microscópicas, outros exames específicos são indicados para definir o diagnóstico e direcionar o tratamento específico.
As imagens mostram a técnica de citodiagnóstico em mucosa bucal e o encaminhamento ao laboratório de análises microscópicas.