A queilite esfoliativa é uma condição inflamatória crônica dos lábios (vermelhão) caracterizada por hiperqueratose e/ou descamação constante provocando sangramentos, úlceras, fissuras e crostas de difícil cicatrização.
A etiologia da queilite esfoliativa permanece desconhecida, entretanto pode associar-se à hábitos constantes de mordedura labial, uso crônico de automedicação local bem como estresse emocional. Epidemiologicamente, as mulheres são frequentemente mais acometidas, não obstante os homens também podem sofrer da mesma doença. Em função de estar localizada nos lábios com a função e estética comprometidas os pacientes desenvolvem concomitantemente um quadro descompensatório de estresse e o ciclo para a cicatrização torna-se inviável. O diagnóstico, em geral é clínico, podendo eventualmente ser definido através de exames complementares. O tratamento é medicamentoso, associado à laserterapia e terapia fotodinâmica. Contudo, a postura profissional no manejo dos pacientes é primordial para a cura.
Em virtude da crise sanitária mundial pela qual estamos passando e por esta doença estar associada à distúrbios emocionais, muitos pacientes desenvolveram quadros de queilite esfoliativa, desde os mais brandos até os mais severos. Para que estes pacientes possam ser atendidos, mesmo que a distância, a Dra. Dulce Helena inovou uma forma de atendimento através de consultas online tanto nacionais como internacionais para que os casos possam ser resolvidos e curados. São consultas feitas através de vídeo-chamadas com controles periódicos das imagens enviadas para que o tratamento seja feito mesmo que à distância. As orientações são extremamente importantes para a cura e os pacientes sentem-se seguros e confiantes. Além disso, há tradução simultânea para os pacientes estrangeiros.
A seguir, alguns casos clínicos diagnosticados e tratados pela Dra Dulce Helena mostrando o antes e depois, bem como depoimentos de pacientes curadas.
Saiba mais, agendando seu horário pelo whatsapp +5511 991800961.