As manifestações clínicas das lesões de candidíase/candidose oral são variáveis dependendo do estado geral do paciente, uso ou não de próteses totais e/ou removíveis e da associação de doenças sistêmicas imunossupressoras. As caracterizações podem ser membranas branco-amareladas(que ao se desprenderem do epitélio revelam áreas ulceradas) , erosões ou placas brancas. Estes quadros variam também em ardor, coceira, dor ou ausência de sintomas.
O tratamento a princípio é sintomático e medicamentoso à base de terapia antifúngica, entretanto todos os pacientes deverão ser cuidadosamente acompanhados para que não ocorram recidivas, tendo em vista que a doença candidíase está diretamente relacionada ao equilíbrio orgânico e imunológico.
Abaixo, imagens de pacientes do acervo particular do Estomatologia “ON Line”- autora do ATLAS de Estomatologia
Para remissão dos sintomas e tratamento: ligue no 1129761234
2 comments
Luiz says:
abr 6, 2014
Carlos, Eu não tive todo esse problema. Mas essas manchas na Lingua tambem me atormentaram. Você pode tomar Fluconazol, Cetoconazol, Nistatina que não vai resolver. Nistatina é bactericida e não resolve nada. Fluconazol e Cetoconazol, mesmo sendo fungicos parecem não mais afetar essa praga. Digo isso, porque tomei 4 semanas de Cetoconazol e não alterou em nada. Fluconazol foi a mesma coisa, 4 semanas e nada. Acredito que como essa Candida é superficial não surte efeito, diferente da Vaginal e Peniana, que resolvem. Foi assim que procurando sozinho encontrei Nitrato de Miconazol, no formato GEL. A única que existe é o DAKTARIN. E não é caro, gira em torno de R$30,00. A posologia é passar 4 vezes logo após as refeições. Para Candida vaginal ou peniana, a pomada Novacort e Candicort são da mesma forma bem mais eficazes. Outra coisa importante que precisa ser feita é tomar bastante Iogurte. Não importa a marca ou sabor, o que importa é tomar ao menos 1 pote daquelas bandejas de 6, por dia.
Carlos says:
jul 21, 2013
Olá, tenho 27 anos, e sofro com sintomas estranhos em minha boca semelhantes à candidíase oral eritematosa (manchas vermelhas no palato, que surgem e voltam todas as semanas), como as da imagem http://o.quizlet.com/i/TUi3YzNc9qrn-ylqn4vniQ_m.jpg.
Aconteceu o seguinte antes desses sintomas: no dia 05-05-2012, me envolvi romanticamente com uma pessoa e fiz unicamente sexo oral sem proteção, após 15 dias desenvolvi vários sintomas parecidos com os da mononucleose: febre, diarreia, manchas no corpo, dor de cabeça, fraqueza, etc. Depois melhorei, mas logo depois meus sisos inflamaram. Tomei amoxicilina e desinflamaram. Procurei um dentista para extração dos sisos. Extrai dois sisos por vez, num intervalo de 15 dias entre os procedimentos cirúrgicos. No segundo procedimento, o dentista observou essas manchas vermelhas na boca e disse para que eu procurasse um infectologista para avaliar minha saúde. Também precisei tomar azitromicina, pois o local dos pontos inflamaram dias depois.
Preocupado, pesquisei na internet e descobri que poderia ter me infectado com HIV e havia desenvolvido os sintomas da fase aguda, que são os que relatei no começo. Assim que pude, 68 dias após a situação de risco para HIV, fui ao infecto e ele me pediu exames de HIV, Hepatite B e C, sífilis e clamídia. Os resultados foram negativos para HIV, hepatites e sífilis, mas positivo para clamídia. Tomei novamente azitromicina 1g, 2 dose, uma por semana, e me tratei. Mas as manchas vermelhas sempre apareciam, o otorrino disse que era candidíase e me receitou nistatina, que melhorou mas logo voltaram. Fui novamente ao infecto que encaminhou para um gastro que me receitou fluconazol, melhorou, mas os sintomas reapareceram, depois tomei novamente nistatina 1 frasco receitados pelo hematologista, mas a candidíase sempre volta. Fui ao imunologista e tomei dose de vacina para cândida e mas 3 frasco de nistatina, mas não funcionaram. Resolvi procurar outro gastro que realizou uma endoscopia, foi diagnosticado esofagite, h. pilori e gastrite, tomai amoxicilina e outros antibióticos para a h pilose e esomex, deperidona para a gastrite e esofagite. Mas ainda não consegui me livrar dessas manchas vermelhas no palato da boca, não sei mais a quem recorrer. Gostaria de sua opinião, para saber o que fazer.
OBS:
-Antes da situação de risco, havia terminado um tratamento para acne com um medicamento muito forte, o roacutan.
-conforme pesquisei a candidíase tem grande incidência em pessoas HIV positivas, e não consigo tirar da cabeça isso também, por isso num espaço de 11 meses realizei todos os meses exames de HIV, Hepatite , sifilis, pois tenho medo de ainda está na janela imunológica, todos os exames normais, inclusive mostrou imunidade para hepatie b. O meu último exame foi com 11 meses da situação de risco e voltou negativo para HIV, hep. b/c, e sifilis. Não sei dizer se a pessoa com quem havia me envolvido era hiv positiva, perdi o contato com ela.