Hemangioma por visão indireta

Hemangioma por visão indireta

           Hemangioma é um tipo de angioma de tamanhos variáveis constituídos por vasos sanguíneos na pele ou órgãos internos. São decorrentes de malformação do tecido vascular que resulta na formação benigna de capilares da derme podendo atingir camadas mais superficiais ou profundas. São classificados  em  Planos, Fragiformes, Tuberosos ou Cavernosos. Os Planos e Cavernosos são decorrentes de malformação congênita; os Fragiformes e Tuberosos são proliferativos e se desenvolvem após o nascimento. Cerca de 30% dos hemangiomas estão presentes ao nascimento. As localizações anatômicas mais frequentes de ocorrência são face e pescoço, mas podem acometer fígado, baço e pâncreas.

 São lesões frequentes na boca e podem ocorrer em qualquer região anatômica. Tem comportamento clínico característico como manchas ou bolhas de coloração variável entre o azul até violáceo, dependendo de sua origem, mais superficial ou profunda. São indolores, porém por serem formados por uma proliferação de vasos sanguíneos,que dependem do processo de angiogênese, podem desencadear hemorragias se traumatizados, motivo pelo qual são preocupantes sob o ponto de vista de formas de tratamento.

DSC09983São diversas as formas de tratamento indicadas entre as quais podem ser citadas a cirurgia, a esclerose química ou física e a embolização.Contudo, devem ser cuidadosamente analisadas baseadas em seu tamanho, extensão e profundidade avaliando-se também a saúde geral do paciente. Em função disto, o prognóstico de lesões hemangiomatosas de pequenas dimensões é considerado favorável.Observe acima, a remissão total da   lesão após aplicação de esclerosante químico.

 Imagens do antes e depois,

 

Hemangioma

Hemangioma- Pré -operatório

Hemangioma